Hoje, há grandes desafios pela frente: um aquecimento do clima, níveis sem precedentes de poluição, e de poderosos interesses especiais minando básico de proteção. Não há tempo a perder no encontro de soluções inovadoras—é por isso que a AMEDI tem como meta reunir as pessoas para construir o mais poderoso e eficaz do movimento ambiental  para agir agora.

.

Contato

Atuamos em todo o Triângulo Mineiro

contato@amedi.org.br

+55 34 30845914

Descrição:

Inaugurada no dia 22 de abril de 2007, a Sala Verde é fruto de uma parceria entre a AMEDI, o Ministério do Meio Ambiente e a escola de inglês The Way, na cidade de Monte Carmelo, Minas Gerais. A Sala é um espaço interativo voltado para a educação ambiental.

Sala Verde é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular a discussão crítica, a organização e o pacto social, o fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais informados, participativos e dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis.

O projeto Sala Verde é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente desde 2004, com o objetivo inicial de formar polos de informações socioambientais em diversas instituições, em órgãos públicos, privados e do terceiro setor, que de certa forma já possuem certas informações das regiões em que se encontram.

O principal da AMEDI em implantar a Sala Verde é fomentar a educação ambiental através da estruturação de um Espaço de Educação Ambiental, disponibilizando, no referido ambiente, de mecanismos facilitadores da disseminação da educação e conscientização ambiental para diversos públicos.

Publicado:
Setembro, 2006
Categoria:
Educação Ambiental
Recursos:
Internos e Externos

Diante da crise ambiental que vivemos, tornou-se uma necessidade central refletir sobre os caminhos que nos trouxeram até esta realidade de desequilíbrio na dinâmica que sustenta a vida neste planeta. É a educação ambiental, pois, que surge como uma dimensão educativa capaz de proporcionar a todos nós a oportunidade para esta reflexão necessária, bem como de nos sensibilizar, de alguma forma, para a igualmente necessária mudança de atitude diante da natureza como um todo.

As Salas Verdes foram pensadas como espaços de referência capazes de cumprir um papel de idealizador e universidades, etc. Contudo, as Salas Verdes encontram-se desde sua concepção num dilema, mais acentuado recentemente.

Não se veem como “bibliotecas verdes” e tampouco se assumem como um Centro de Educação Ambiental (CEA), ainda que o queiram ou tentem sê-lo. Enfrentam o desafio de buscarem se constituir como um CEA mesmo sendo visto pelos públicos com os quais lidam como meras bibliotecas verdes. Evidentemente que esta percepção genérica serve apenas para constituir um pano de fundo dos dilemas colocados para as Salas Verdes na atualidade.

O espaço vem sendo constantemente melhorado e conta com materiais pedagógicos úteis para o propósito de ensinar e aprender sobre meio ambiente, para todas as idades. Criatividade para a solução dos problemas ambientais em um mundo interdependente e globalizado é o pressuposto que incentiva as parcerias da Amedi, pioneira no Brasil na aplicação das Ações Municípios Educadores Sustentáveis (MES), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para a implantação da Agenda 21 Local.

Qualquer pessoa interessada poderá ter acesso às publicações, e bem assim aproveitar para dialogar com a equipe de educação ambiental da AMEDI, obtendo informação e participando das mais inovadoras iniciativas que estão sendo implementadas em matéria de meio ambiente.

Venha conhecer o Espaço Sala Verde!!!