Entidades realizam evento em defesa do Córrego Mogi em Uberlândia
Várias entidades, juntamente com a comunidade do entorno no Córrego Mogi em Uberlândia, promoveram neste no dia 20 de novembro/2021, das 9h às 12h, uma ação para conscientizar os moradores sobre a importância da preservação do cerrado que resiste aos avanços dos empreendimentos imobiliários. A principal reivindicação é implantação do Parque Municipal Córrego Mogi.
“Queremos que as próximas gerações continuem usufruindo dessa área verde que ainda existe dentro da cidade. Por isso, nos unimos e buscamos, junto aos órgãos públicos locais, a criação do parque. Queremos manter o bioma do cerrado preservado e com isso mantermos o espaço como uma opção de lazer para as famílias”, disse Alcides Medeiros, um dos integrantes do movimento.

Parte da área de preservação já recebe a atenção dos moradores e do poder público, que recentemente realizou o plantio de 62 mudas de árvores nativas no local, mostrando a importância que a área do Córrego Mogi tem para o município. Há alguns anos, os moradores, de forma individual, cuidam da área e a preservam por entenderem seu valor e potencial dentro da região onde o Córrego Mogi se encontra.
Desde sua importância como Bioma até seu potencial como infraestrutura natural dentro da Zona Sul/Sudeste da cidade e, que ressoa com outras regiões, visto sua conexão com o Córrego Lagoinha e, consequentemente ao que concerne ao Córrego São Pedro (Av. Rondon Pacheco) e seus problemas e assim sucessivamente.
A Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), entidade que luta pela preservação ambiental, também estará presente no evento. Segundo o biólogo e diretor de sustentabilidade da entidade, Gustavo Malacco, essa parceria é de extrema importância na busca da melhoria da qualidade de vida da população, como também respeito a milhares de espécies que vivem nas veredas e cerrados dessa região.